Wilhelm Reich e a Energia Orgone

Wilhelme Reich

Em 1939, perseguido pelo nazismo, o médico, psicanalista e cientista natural, Wilhelm Reich fugiu para os Estados Unidos, onde começou uma nova fase de sua vida e carreira onde atrairia ainda mais críticas e ceticismo da comunidade científica. Desenvolveu uma densa trajetória pela psicanálise, passando pela biologia e física. Mesmo sendo aceito aos 23 anos como membro da sociedade psicanalítica de Viena, fundada por Freud, contudo, atualmente passou a ser considerado a ovelha negra da psicanálise.

Em sua busca, descobriu poderosos conhecimentos que foram descredibilizados e destruídos, tal como Galileu por defender o giro do planeta em torno do sol. Reich ansiava encontrar uma maneira de superar os desequilíbrios psíquicos e a cura de doenças como o câncer. 

Após chegar à Nova York, Reich percebeu em seus estudos a existência de uma energia essencial que está imersa em nosso mundo e anunciou que havia descoberto uma forma de Energia Vital, chamada de Chi na medicina chinesa e Prana no Hinduísmo, a qual nomeou de "Orgone" (derivado de "orgasmo" e "organismo"). Segundo Reich, o Orgone estava por todos os lados, nas pessoas, nos campos, nos mares e nos animais, e era a mesma energia espiritual que outros chamavam de Deus. Reich acreditava que, quando essa energia estancava ou diminuía, causava abatimento, adoecimentos e morte.

As teorias de Freud para a neurose fundamentaram a pesquisa de Reich para a descoberta da Energia Orgone, ele acreditava que traumas e bloqueios impediam o livre fluxo de Energia Vital no corpo, desenvolvendo doenças e desequilíbrios físicos e mentais. Ele afirmava que a Energia Orgone está em constante movimento, e que inclusive influenciava na formação do tempo.

Para Reich, um estado de Orgone positivo está presente nas situações expansivas, felizes, solares, úmidas e quentes. O Orgone negativo, por sua vez, apresenta-se em situações rígidas, contraídas, tenebrosas, secas e frias.

A partir de 1940, ele começou a desenvolver "acumuladores de Orgone": caixas que funcionariam como bloqueadores de campos eletromagnéticos nocivos, permitindo que dentro do espaço se concentrasse a "Energia Orgônica".

A caixa com seis lados de camadas alternadas entre materiais orgânicos (para atrair energia) e materiais metálicos (para irradiar energia ao centro da caixa) através da pele e pulmões. Os efeitos positivos do acumulador foram observados pelo efeito saudável no sangue e tecidos do corpo. Para Reich, tal ação melhorava o fluxo de Energia Vital e liberava blocos de energia concentrados na pessoa.

A energia então, é atraída para materiais orgânicos como resinas, algodão, lã, couro, seda, água e tecidos de organismos vivos. Em contato com metais, a energia é imediatamente descarregada.  Ocorreu ao médico que a alternância dos compostos orgânicos com os metais tornaria o ambiente mais concentrado de energia Orgone, consequentemente mais benéfico para o corpo. A pessoa deveria entrar no acumulador, e permanecer ali pelo maior tempo possível para obter benefícios que, segundo Reich, incluíam curar o câncer.

Os curiosos objetos atraíram o interesse, e a imprensa logo começou a ridicularizar o austríaco, chamando seus inventos de "caixas sexuais". Suas ideias e práticas criaram certo incômodo nos vários lugares por onde passou.

Em 1954, a Justiça ordenou a destruição de 250 acumuladores e a incineração de toda a obra de Reich, incluindo A Função do Orgasmo e Psicologia de Massa do Fascismo, um livro escrito por ele em 1933 e que teria um papel chave nos protestos de 1968 na França. Muitos historiadores consideram esse um dos piores casos de censura da história americana.

Quando um sócio de Reich vendeu um acumulador a uma pessoa em outro Estado, violando uma ordem judicial, o inventor foi detido e condenado a dois anos de prisão. E mesmo no "país da liberdade", como ele acreditava, foi sistematicamente perseguido e preso. Reich foi acusado e preso por falsos instrumentos médicos, morrendo em sua cela em 03 de novembro de 1957, após 8 meses de sua prisão e prestes a conseguir sua liberdade condicional, morreu após sofrer um infarto, aos 60 anos de idade.

Hoje suas ideias podem ser encontradas em várias disciplinas, desde a terapia Gestalt e a bioenergética aos tratamentos com orgonites, objetos que são capazes de transmutar energias negativas em positivas e que são populares em alguns grupos espirituais. A fazenda onde Reich viveu e foi enterrado é hoje um museu e segue como um popular destino para visitantes.

Enviamos suas compras

Entrega em todo o país

Pague como quiser

Cartões de crédito ou à vista

Compre com segurança

Seus dados sempre protegidos